Como abrir conta no banco e fazer IRD

postagem: 24/07/2019

Se você conseguiu um visto de estudante ou o Working Holiday e quer trabalhar na Nova Zelândia você precisa solicitar o seu IRD e abrir uma conta em um banco.

Mas o que é isso? IRD é o número de cadastro que o governo vai utilizar para descontar o imposto do seu pagamento, a partir do sistema do governo todas as transações realizadas na sua conta pelo seu empregador envolvendo o seu IRD serão monitoradas, assim no final do ano fiscal, o governo sabe se você precisa pagar algum imposto a mais ou receber algo que foi cobrado em excesso.

O IRD é uma mistura de CPF com PIS e carteira de trabalho, ele é obrigatório para conseguir um emprego legalmente.

Mas se eu não tiver um IRD não vou ser taxado então não pago imposto? Errado, se você for contratado e não fornecer nenhum número de IRD o governo irá taxar o valor de 46,7% no seu salário, quase metade dos seus ganhos.

Porém para conseguir aplicar para um IRD você precisa primeiramente possuir uma conta ativa em algum banco da NZ, isso é muito simples, antes mesmo de chegar na Nova Zelândia você já pode solicitar a abertura da sua conta, via internet. Aqui existem diversos bancos, entre eles alguns dos maiores são ANZ, BNZ, Kiwi Bank, Westpack, TSB, ASB e em todos existe a opção de solicitar a abertura de conta pelo site. Uma dica para escolher qual você quer se juntar é avaliar se você pretende viajar muito, caso sim, veja qual tem mais agências pelo país, esse foi o ponto que utilizamos.

Em todos o processo é muito fácil e após solicitar a abertura você receberá um e-mail confirmando a abertura, esse e-mail é importante pois ali estão as informações sobre a validação da sua conta, que deverá ser feita quando você chegar na NZ. Alguns bancos pedem outros documentos, mas na maioria é o básico, um documento de identidade com foto (passaporte), visto e comprovante de residência. O comprovante não é uma conta de luz, água ou telefone no seu nome, pode ser uma carta assinada pelo seu hostel, Airbnb ou o contrato de aluguel do imóvel. O mais simples é fazer essa validação na semana que você chega no Nova Zelândia, vários hosteis dão essa carta de comprovação (alguns podem cobrar por ela).

Após a conta aberta você pode então solicitar o IRD. Para realizar a solicitação você pode fazer via site (https://myir.ird.govt.nz/eservices/home/_/#5). Nessa etapa você deverá preencher algumas informações pessoais e tentar avançar para a próxima etapa, porém algumas vezes o sistema da erro e você não consegue fazer online, então você precisa partir para o modo antigo. Ir até um post office ou uma agência do AA e preencher o formulário, fornecer a cópia do passaporte, visto e um extrato da sua conta bancária  com seu nome e alguma movimentação de dinheiro nessa conta. O extrato precisa ser retirado na agência, não funciona com o extrato do caixa eletrônico.

Feito isso, é só entregar a aplicação, é tudo de graça mas pode demorar até 10 dias úteis para receber o número, caso você tenha pressa e queira começar logo a trabalhar você pode pagar uma taxa de NZD $10,00 e receber o seu número em até 2 dias úteis via e-mail. Depois de receber o número você deve se cadastrar no  site do IRD (https://myir.ird.govt.nz/eservices/home/_/#1), após efetuar seu cadastro e acessar o seu MyIRD, onde você precisa informar sua conta bancária,  assim ao final do ano fiscal se você tiver algum valor para receber o governo depositará diretamente na sua conta, tudo automaticamente.

Agora que você já sabe o que é o IRD e já está pronto para fazer o seu só precisa checar qual vai ser o seu Tax code, confere o nosso post sobre o assunto.

 

Links úteis para abertura de conta no banco:

Até a próxima,

André & Jana

<p>Reservas naturais e santuários para os animais silvestres, exitem diversos aqui na NZ, um deles é particularmente lindo e tranquilo, Shakespear Regional Park.</p>

Reservas naturais e santuários para os animais silvestres, exitem diversos aqui na NZ, um deles é particularmente lindo e tranquilo, Shakespear Regional Park.

<p>Raglan é a cidade mais praeira da NZ, onde o povo tem toda a vibe praeira e são abençoados com um dos mais lindos pôres do sol que já vimos.</p>

Raglan é a cidade mais praeira da NZ, onde o povo tem toda a vibe praeira e são abençoados com um dos mais lindos pôres do sol que já vimos.

<p>O vulcão mais simétrico da NZ e um dos cartões postais mais lindo desse país, o monte Taranaki.</p>

O vulcão mais simétrico da NZ e um dos cartões postais mais lindo desse país, o monte Taranaki.

<p>Conhecer e aprender sobre a cultura Maori</p>

Conhecer e aprender sobre a cultura Maori

Para saber mais sobre o assunto confere o vídeo!