Documentos necessários para veículos na Nova Zelândia

postagem: 22/08/2019

Quer comprar um carro na NZ e não sabe quais os documentos necessários?

Se liga no post de hoje, que é pra você!

 

Depois de comprar um carro ou campervan na NZ você deve fazer a transferência, e esse é um processo simples, você precisa ir em uma agência do AA, nas cidades grandes como Auckland, Christchurch isso pode ser feito também no sábado, porque essas agências estão abertas. Lá você só precisa preencher o formulário de transferência MR13A para o vendedor e o formulário MR13B para o comprador, caso você possua a carteira de motorista aqui da NZ pode fazer este processo online no site https://transact.nzta.govt.nz/transactions/NoticeOfAcquisition/entry. Feita a transferência e as taxas pagas o carro já está no seu nome. Lembre-se de fazer o mesmo caso venda o seu carro, se não o problema com multas pode ser gigante.

Feita a transferência, pode ser que seja necessário renovar o REGO, que é a registro do veículo. Todos os carros precisam estar com o REGO em dia para poder circular. Ele é um cartão que precisa estar exposto no canto inferior esquerdo do lado de dentro do para-brisa do veículo. É nesse cartão que constam as informações do seu carro, modelo, ano, data validade do REGO e também um código de barras, que a polícia utiliza para ter acesso a todas informações do veículo. Circular com o carro sem estar com o registro em dia pode implicar em uma multa de $ 200,00, o mesmo se aplica para o WoF.

WoF (Warrant of Fitness), é o selo que comprova que o carro foi vistoriado por um profissional e está de acordo com os parâmetros de segurança necessários para poder rodar nas estradas. Para veículos com o ano de fabricação acima de 2000, essa vistoria é necessária a cada 12 meses, já veículos mais antigos do que 2000 precisarão passar por esta vistoria a cada 6 meses. Essa vistoria é paga e diversas oficinas oferecem esse serviço. Esse selo é sempre colocado no lado superior direito na parte interna do para-brisa, ele marca o mês e ano de validade do WoF. Assim se você for parado por algum policial ele pode checar a regularidade do seu veículo. É bom ter em mente que o fato de ter o WoF em dia não elimina a necessidade de ter sempre o carro em condições de circular pelas ruas. Você ainda pode receber uma multa se for parado e tiver algo errado com o veículo.

Esses são os documentos que todos os veículos precisam ter, mas se você optar por uma campervan existe outro documento que também é necessário, o certificado de Self-contained. Este é disposto logo acima do REGO, um cartão azul que informa o registro do seu veículo, a capacidade máxima de ocupantes, a data que foi certificado e validade. Para um veículo ser considerado SC, ele passa por uma vistoria e precisa preencher alguns requisitos. Por isso o certificado garante que o veículo passou por essa inspeção e pode utilizar free campings destinados apenas para veículos certificados.

Além de todos esses documentos e certificados, se você adquirir um carro a diesel, existe uma taxa que deve ser paga por quilômetro rodado, isso porque esse combustível é muito mais poluente do que a gasolina e também não é cobrado imposto sobre o valor do diesel. Para comprovar que você possui os quilômetros existe outra licença, esse é mais um cartão que fica disposto acima do REGO, o RUC. Se você adquiriu um carro com esse combustível e precisa comprar quilômetros para rodar, pode fazer isso em qualquer ageêcia do AA ou online no site da NZTA, que é a agência de transporte da NZ. Desde de julho de 2019 a taxa para veículos com 2 eixos e até 3,5 toneladas passou a ser de $ 72,00 para cada 1000Km rodados. O que quer dizer que você estará pagando $ 0,072 por Km rodado com diesel.

Até a próxima,

André & Jana

<p>Ter uma Campervan é ter a sua casa onde você for.</p>

Ter uma Campervan é ter a sua casa onde você for.

<p>Esse é o REGO, seria o registro do carro e precisa sempre estar à vista no parabrisa do veículo.</p>

Esse é o REGO, seria o registro do carro e precisa sempre estar à vista no parabrisa do veículo.

<p>Se o seu carro é uma campervan Self-contained é obrigátorio ter esse cartão à mostra junto com o REGO.</p>

Se o seu carro é uma campervan Self-contained é obrigátorio ter esse cartão à mostra junto com o REGO.

<p>Esse é o RUC (caso o veículo seja a diesel), deve também estar no parabrisa.</p>

Esse é o RUC (caso o veículo seja a diesel), deve também estar no parabrisa.

Quer saber mais? Confere nosso vídeo sobre o assunto!