Procurando de emprego

postagem: 24/07/2019

 

Se você procura um emprego aqui na NZ esse post é pra você! Vamos compartilhar um pouco da nossa experiência.

Auckland é o principal centro financeiro e econômico da Nova Zelândia, 31% da população do país vive aqui. Sendo assim, é uma das cidades mais populosas e multiculturais, pessoas do mundo inteiro por todos os lados. Considerando estes pontos, conseguir emprego, pode até ser complicado devido à alta competitividade, todos lutando pelo seu espaço ao sol. Porém, basta estar com a mente aberta e disposto a encarar novos desafios, que tudo dará certo!

Na nossa experiência, por exemplo chegamos aqui terça-feira, logo na quinta-feira eu (André) fiz um teste para trabalhar de garçom, que acabou não dando certo por restrições do visto. Mas no sábado da mesma semana, já estava empregado como General Labour (trabalhar em obras).  Uma espécie de servente, basicamente, ajudar a limpar, levantar, carregar coisas na construção, uma vez que aqui as construções são totalmente diferentes do Brasil.

A Janaina por outro lado levou duas semanas para encontrar um trabalho, mas por ela possuir um bom nível de inglês ela buscava algo com uma remuneração um pouco melhor. Ela foi contratada para ser Fundraiser para uma instituição de caridade, ou seja, ficar na rua parando as pessoas e tentando convencê-las à fazer doações mensais à instituição.

Ouvimos várias histórias de brasileiros e latinos que não conseguiram emprego assim “fácil” ou que passaram muito tempo procurando. Uma coisa é certa, os kiwis sempre vão valorizar a sua experiência dentro do país, eles não ligam se você é formado ou tem experiência fora daqui, o que importa são as coisas que você já realizou na Nova Zelândia.

Outro ponto muito importante é o seu nível de inglês, estando em um país de língua inglesa, logicamente ter um bom nível de conhecimento lhe ajudará (e muito) na hora de conseguir um emprego. Trabalhos como kitchen hand, dishwasher ou labour não necessitam um alto nível de inglês, portanto mais simples e fáceis de conseguir. Diferente é claro do trabalho de fundraiser, onde você precisa iniciar uma conversa com as pessoas nas ruas, explicar situações complexas e realmente promover o que é a instituição para conseguir as doações.

Os locais não ligam muito para o tipo de trabalho que você faz, o importante é você ter um trabalho, ter meios de se bancar e bancar o que você deseja. O pensamento deles é que trabalho é trabalho.

O maior mercado em Auckland e Chrischurch, é sem dúvida é a área de construção civil, diversos prédios sendo construídos ou reformados, várias gruas espalhadas pela cidade, seguido da área de hospitality, que envolve restaurantes, hotéis e cafés, tudo relacionado a turismo. Estando em um país altamente turístico, esta área é uma ótima oportunidade e que poderá lhe abrir diversas portas no futuro, mas para algumas posições o nível de inglês precisa ser alto.

Diversos hosteis fornecem um tipo de ajuda para você arranjar um trabalho, em troca a maioria pede um contrato de pelo menos 4 semanas no hostel, porém existem alguns que cobram por esse serviço. Em sua maioria os serviços vão ser em fazendas ou packhouses (embalar frutas). O que no caso de quem possui o WHV é essencial para a extensão do visto. Outro trabalho muito comum para backpakers aqui é trabalhar em Dairy farms, que é uma fazenda de leite, o trabalho consiste em tirar leite das vacas e cuidar delas. O serviço é pesado e não é tão simples, mas em média é oferecido NZD $20,00 por hora, enquanto em packhouse e plantações geralmente é apenas o mínimo.

Mas se você deseja fazer dinheiro mesmo tem que pesquisar sobre as épocas de colheita, colhendo berrys (cerejas), maçãs, morangos, uvas você pode fazer muito dinheiro, por ser um trabalho pago por produção. Existem casos de conseguir NZD $300,00 por dia de trabalho. É extremamente cansativo, mas vão ser apenas de 3 a 6 semanas colhendo na maioria das vezes.

O modelo de currículo é um pouco diferente e existem alguns sites que fornecem modelos gratuitos para você criar o seu, um desses saites é o https://www.careers.govt.nz/tools/cv-builder/ . Aqui você vai achar além do criador de currículo, vagas de emprego e outros serviços úteis.

Mas antes de decidir sair do país para arriscar tudo em um novo lugar você deve primeiro ser humilde, estar preparado para começar tudo do zero, e dar pequenos passos em direção ao seu sucesso, literalmente construir sua escada. Afinal, se você realmente tem esse sonho deve estar também disposto a fazer alguns sacrifícios para atingí-lo.

Até a próxima,

Andre & Jana.

 

<p>Auckland é a capital econômica da NZ.</p>

Auckland é a capital econômica da NZ.

<p>Trabalhar em fazenda no inverno pode ser muito frio!</p>

Trabalhar em fazenda no inverno pode ser muito frio!

<p>Esse foi o nosso look em um dos trabalhos que ralizamos aqui na NZ, foi em uma Packhouse descasacando kiwis.</p>

Esse foi o nosso look em um dos trabalhos que ralizamos aqui na NZ, foi em uma Packhouse descasacando kiwis.

<p>Todas as amizades e pessoas de diferentes lugares que conhecemos.</p>

Todas as amizades e pessoas de diferentes lugares que conhecemos.

Não esquece de conferir nosso video sobre o assunto!