O que é Tax Code

Na Nova Zelândia existe apenas um imposto que é descontado sobre o salário, esse imposto é o Tax Code. É uma porcentagem que varia de acordo com alguns outros critérios levados em consideração nos codes existentes. Na NZ não existe a “carteira de trabalho", todas as empresas trabalham com contratos. Para poder trabalhar legalmente você precisa de uma conta em algum banco da Nova Zelândia e o seu número de IRD (se você não sabe o que é o IRD da uma conferida nesse post (http://dailytrip.com.br/visualizar-aventura-conta-no-banco-e-ird).

Quando você for contratado por uma empresa aqui você deverá preencher o seu contrato, informando o seu número do IRD e o Tax Code no formulário IR330.

O formulário IR330 é especifico para o Tax Code, assim o seu empregador sabe exatamente qual a taxa que deve aplicar sobre o seu salário e o governo através do seu número de IRD sabe quanto você está recebendo e quanto de imposto está pagando. Caso você não informe ao seu empregador o seu número do IRD e nem o seu Tax Code o governo exige que seja descontado o valor de 46,7% do seu salário, quase a metade dos seus ganhos.

Como funciona o Tax Code? São letras que identificam a sua situação atual, e de acordo com essa situação o valor do seu imposto será diferente. Existem dois tipos diferentes de Tax Code, um único para  fonte de renda primária ou maior e outro para a fonte de renda secundária, caso você possua. Quando falamos que eles variam de acordo com a sua situação é porque os critérios de cada um são específicos.

Vamos falar agora dos Tax Codes para fonte de renda primária, eles são divididos em M, ME, M SL e ME SL. A adição das letras SL se dá quando a pessoa possui um empréstimo estudantil (Student Loan). Os critérios do code M são:

 

  • Você recebe um benefício comprovado.
  • Essa é sua única ou maior fonte de renda.
  • Você é um residente fiscal na NZ (paga seus impostos na NZ).
  • Seus ganhos anuais ficam entre $ 24,000 e $ 48,000.
  • Você ou seu parceiro(a) recebem algum benefício do governo ou recebem aposentadoria ou o equivalente na NZ ou no seu país de origem.
  • Você não possui um empréstimo estudantil.

 

Se você preenche algum desses requisitos, esse é o seu Tax Code, então essa será a letra que você deverá informar, caso você preenche algum desses requisitos e ainda possui um empréstimo estudantil aqui na NZ você deve colocar o Tax Code M SL. Os requisitos para o code ME são os seguintes:

 

  • Você não recebe nenhum benefício do governo.
  • Essa é sua única ou maior fonte de renda.
  • Você é um residente fiscal na NZ (paga seus impostos na NZ).
  • Seus ganhos anuais ficam entre $ 24,000 e $ 48,000.
  • Você ou seu parceiro(a) não recebem algum benefício do governo ou recebem aposentadoria ou o equivalente na NZ ou no seu país de origem.
  • Você não possui um empréstimo estudantil.

 

Se você preenche algum desses requisitos, mas possui um empréstimo estudantil deve colocar o code ME SL. Se você estiver na dúvida sobre qual utilizar a dica é, use o code M, ele é o mais comum e é muito mais prático que você pague mais imposto do que deveria e no final do ano fiscal o governo te devolva esse valor do que você pegar menos e se assustar quando receber um boleto com um valor absurdo para pagar.

Agora se você possui uma segunda fonte de renda os codes a serem utilizados são outros, se você utilizar os mesmos da renda principal vai pagar menos imposto do que deveria e no final do ano fiscal ter um boleto para pagar. Os codes da fonte de renda secundaria são SB, S, SH e ST. Todos esses podem ser acompanhados das letras SL, caso você possua um empréstimo estudantil. O único critério para esses codes é o valor recebido em todas as fontes de renda. Então você deve calcular qual será o valor anual de todas e ver qual se encaixa na sua situação. Uma dívida que é sempre recorrente é a questão dos ganhos anuais, mesmo que você não vá ficar um ano com o mesmo empregador (caso você venha com o visto de estudante para 6 meses ou o WHV e só pode trabalhar 3 meses para o mesmo empregador) você deve calcular os seus ganhos estipulados no contrato de forma anual, para saber o valor. Pois é assim que o governo vai fazer.

Os valores são:

 

  • SB e SB SL – O valor total fica menos de $ 14,000.
  • S e S SL – O valor total fica entre $ 14,001 e $ 48,000.
  • SH e SH SL – O valor fica entre $ 48,001 e $ 70,000.
  • ST e ST SL – O valor é superior a $ 70,000.

 

Todos esses valores devem ser calculados antes do imposto, ou seja, o valor bruto sempre. E a sua maior fonte de renda precisa sempre ser a com o Tax Code da principal, mesmo que seja um trabalho secundário, porque a porcentagem de imposto é sempre maior na fonte de renda secundária, sendo assim você precisa sempre manter a maior fonte como primária para pagar menos imposto.

 

Até a próxima,

André & Jana

<p>Apreciando a magia de Nárnia</p>

Apreciando a magia de Nárnia

<p>As promessas trancadas junto com os cadeados no porto de Auckland.</p>

As promessas trancadas junto com os cadeados no porto de Auckland.

<p>Cathedral Cove, um dos lugares mais lindos que já visitamos.</p>

Cathedral Cove, um dos lugares mais lindos que já visitamos.

<p>As pequenas coisas são às vezes as mais importantes.</p>

As pequenas coisas são às vezes as mais importantes.

Sobre o Tax Code e outras dicas, confere aqui.